CERIMÔNIA NO PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS HOMENAGEIA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

Atualizado: 10 de Mar de 2019


Em homenagem aos mártires da Revolução Pernambucana de 1817, foi realizada neste dia 06 de março cerimônia alusiva à data Magna de Pernambuco.

Convidada, a GLMPE esteve presente, na pessoa do Grão Mestre, Sereníssimo Irmão JOÃO ANGELO MUNIZ, acompanhado também do Grande Secretário de Relacionamento Institucional e Cultura, MARCOS LUIZ DA COSTA CABRAL.

Por recair em momento que ainda remanesce o reinado de Momo na Capital, a cerimônia foi simples e rápida, porém, muito significativa, sendo conduzida pelo Governador Paulo Câmara, na tarde desta quarta-feira. Ao ensejo, houve a aposição de coroa de flores no monumento dedicado aos mártires da Revolução Pernambucana.


O monumento aos Heróis inaugurado no Governo Joaquim Francisco.

HISTÓRIA


Além de ser a Data Magna do Estado de Pernambuco, o 6 de março marca ainda os 202 anos da Revolução de 1817. A data Magna foi instituída através da Lei Estadual nº 13.386, de 24 de dezembro de 2007 e representa um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa.

Como já divulgado antes, este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio do padre João Ribeiro, padre Miguelinho, padre Roma, Vigário Tenório, Frei Caneca, Antônio Carlos de Andrada e Silva, Domingos Teotônio, entre outros. Eles instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos, tais como, a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e a de imprensa.


EXALTAÇÃO DA ORDEM


A Grande Loja Maçônica de Pernambuco, mais uma vez, exalta os nomes daqueles que doaram suas vidas na luta em prol da independência e do progresso do Brasil. Nas palavras do Grão Mestre "queremos enfatizar o compromisso da Instituição com a difusão e o partilhar com toda a gente pernambucana, desses momentos tão marcantes para a história e para a construção de valores fundamentais, momento em que estamos difundindo a cultura pernambucana, especialmente com homenagens tão importantes do movimento libertário que evidenciou ampla participação de grandes homens a serviço da pátria e da humanidade, muitos irmãos maçons, como o do Frei Caneca".


CALENDÁRIO


Em breve a Grande Loja irá em comitivas revisitar as placas comemorativas (vide fotos) já espalhadas pela Cidade - como as que hoje foram visitadas -, a fim de proporcionar a todos apreender e conhecer o seu significado, o momento histórico a que se reportam, tudo em calendário a ser elaborado pela Grande Secretaria de Relacionamento Institucional e Cultura da GL.


IAHGP/GRANDE LOJA


Ainda no corrente mês haverá homenagem conjunta do IAHGP e da nossa Potência conforme programação a ser divulgada.


Outras informações, sobre a data, sua história e importância para os Pernambucanos poderão ser obtidas neste site e em nossas redes sociais oficiais.



Momento de emoção em que o Governador presta homenagens com aposição de uma coroa de flores no Monumento dedicado aos Heróis da Pátria...!

Placa comemorativa. Projeto da Grande Loja denominado "História nas Paredes". A aposição desta placa ocorreu em 2017, uma doação dos irmãos da Loja Bandeirantes da Ordem Nº 37 (Oriente de Garanhuns). Localização: Palácio do Campo das Princesas, Recife.

PALÁCIO VELHO: Placa Comemorativa doada pela Loja Vale do Hermon Nº 03 do Oriente de Recife.

CADEIA NOVA: Placa doada pela Loja Irmão Vigário Bartolomeu Fagundes 12 Nº 10, de Recife. Local: Rua do Imperador Pedro II.

O convite a Grande Loja!

Ainda no Palácio do Campo das Princesas, uma visita dos irmãos João Ângelo Muniz, Grão Mestre e Marcos Cabral, Secretário de Relacionamento Institucional e Cultura.

Palácio do Campo das Princesas, Oriente de Recife.


0 visualização
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - GLMPE

No momento está disponível apenas a versão Android.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.portaldaacacia.stp

© 2018 desenvolvido por GSTI