• Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - GLMPE

No momento está disponível apenas a versão Android.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.portaldaacacia.stp

© 2018 desenvolvido por GSTI

MENSAGEM DO GRÃO MESTRE DA GLMPE NAS INSTALAÇÕES DOS VENERÁVEIS MESTRES DE JAN/2020

Atualizado: Jan 17

Fazer da nossa Instituição uma verdadeira escola, será sempre um dos pensares de nossas preocupações.

 

Porém, que escola queremos e que Ordem queremos nós?

 

Sem ser exaustivo, apenas gostaria de dar um pontapé nessa reflexão deste início de 2020 ao ensejo das novas Instalações.

 

Também gostaria de comparar esse nosso "trabalho de construção" a uma árvore.

 

Como sabido, à todas as tempestades apenas sobrevivem as árvores de raízes robustas e bem agarradas à terra. Estas raízes – pensamos - são o sentido de um bom projeto e de boas ações na maçonaria: aquilo que falamos e pregamos na Ordem!

 

Se em cada uma das nossas oficinas tivermos bons projetos de gestão, idealizado com princípio, meio e fim, certamente o trabalho institucional - seja da Loja seja da Grande Loja - por mais alterações que tentem fazer, ou por quaisquer tentativas de desvirtuamento (desídia, destemperança, p. ex.) -, não sofrerá qualquer abalo em sua estrutura (base). Ou seja, dará como em uma robustecida árvore.

 

E quanto mais fortes são as raízes, mais forte será o tronco.

 

Este tronco, nessa nossa comparação metafórica, é a própria organização maçônica funcionando plenamente, não apenas, nos nossos espaços templários mas, principalmente, no trabalho de construtores sociais alçados a um estágio de filosofia de vida ideal.

 

Precisamos, por isso, cuidar bem deste tronco, para que dele possa surgir uma árvore frondosa e robusta e que assim o frutifique sempre.

 

O empenho recíproco de todos nós nessa cruzada educativa e humanitária vai tornar a escola bem mais atrativa de forma que todos possam nela encontrar um ambiente fértil para a formação do seu caráter e da sua personalidade.

 

E, por último, gostaria de relembrar que todo o nosso labor, em última análise, tem uma finalidade: o amor ao próximo e a fraternidade nessa busca "chamada construção".

 

Todos nós devemos ter a exata consciência de que, nesta Grande Loja, apesar dos seus 87 anos, ainda há muito que aprimorar e fazer e esse tem sido o foco ultimamente.

 

Eis a razão por que nos deslocamos semanalmente às Lojas e, agora, aqui também, para participar e debater idéias que nos permitirão “intra muros” fazer uma reflexão com muito esmero em um contributo ao fortalecimento de nossas colunas a fim de que tenhamos entre nós sempre amplos espaços propícios à concórdia, à fraternidade e ao crescimento de nós mesmos.

 

A Grande Loja Maçônica de PE - ao ensejo das Instalações e por todo o decorrer do Ano de 2020 -, irá contar com a prestigiosa colaboração de todos os que acorrem aos seus Templos, inclusive, com a inspiração que nos é fundamental.

 

Termino, dando a todos os Veneráveis Mestres as boas vindas, esperando neste encontro inicial que possamos alçar reflexões e conclusões adequadas à melhora da qualidade das nossas instituições e que a folhagem por nós imaginada possa ser sempre verdejante e viçosa, sinal de que estamos no caminho correto a continuar como a aposta certa na alternativa de construção de pontes de harmonia e norte para a humanidade.

 

Um venturoso 2020. Fraternalmente.

 

João Ângelo Muniz

Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco

101 visualizações