• Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - GLMPE

No momento está disponível apenas a versão Android.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.portaldaacacia.stp

© 2018 desenvolvido por GSTI

ORIENTE DE PALMARES EM FESTA: LOJA FRATERNIDADE PALMARENSE COMEMORA SEUS 90 ANOS DE FUNDAÇÃO

Atualizado: 16 de Mai de 2019



ORIENTE DE PALMARES EM FESTA: LOJA FRATERNIDADE PALMARENSE COMEMORA SEUS 90 ANOS DE FUNDAÇÃO.

Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, foi um dia de várias datas comemorativas, como por exemplo: abolição dos escravos, dia de Nossa Senhora de Fátima, além de ter sido especial para a Loja Simbólica Fraternidade Palmarense nº 01, do Oriente de Palmares-PE, filiada à Grande Loja Maçônica de Pernambuco, onde completou 90 (noventa) anos de existência e trabalho ininterrupto.

     Dando continuidade ao calendário de atividades comemorativas em alusão às Bodas de Álamo, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, na sede da Loja, com presença de irmãos do quadro, em especial, do irmão José Henrique da Cunha Pedrosa, Maçom mais antigo em atividade na Loja (Iniciado em 1964), alunos do Colégio Dimensão e da Escola Estadual Fraternidade Palmarense (nome referencial a Loja Simbólica aniversariante, vez que esta fundou aquela escola e a custeou durante anos); o que é uma cerimônia obrigatória para nós maçons, mas o evento parecia tão cercado de alegria que todos pareciam esquecer o sol que desaparecia e a chuva que ameaçava cair.

       Em seguida, houve um café da manhã no Recanto Maçônico Orlando Soares Botelho e mostra de cultura, artes plásticas (exposição de quadros, ateliê móvel, serigrafia, escultura em barro, pelo Instituto de Belas Artes Vale do Una, do Irmão Paulo Profeta, apresentação literária com a entonação de contos, poemas e poesias, pelo irmão Célio Queiroz, e ainda, houve apresentação do sexteto da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, com presença dos Irmãos Antônio de Castro e Ivaldir do Espírito Santo e a participação especial da Tenor Josy da Orquestra de Caruaru.

     Às 11h, o Venerável Mestre Richard Michael, acompanhado de uma comitiva de Irmãos da Loja Fraternidade Palmarense e de Lojas coirmãs, participaram do Programa Falando Sério da Rádio Cultura dos Palmares (1450 AM), no intuito de aproximar a sociedade da Maçonaria, destacando as atividades realizadas ao longo desses 90 (noventa) anos, com a representação da GLMPE, através do Irmão Marcos Cabral. À noite, houve inauguração das salas administrativas da Loja, incluindo gabinetes para as Acácias e da Ordem DeMolay.

     Em seguida, em Sessão Magna realizada pela Grande Loja Maçônica de Pernambuco, os presentes participaram de palestra pelo Historiador Prof. Dr. George Félix Cabral de Souza, sobre a importância de Mário Melo para a Maçonaria e a História de Pernambuco. Na oportunidade, foram entregues medalhas e diplomas de reconhecimento e mérito maçônico à autoridades maçônicas, ex-Veneráveis da Fraternidade Palmarense nº 01, e, principalmente, a própria Loja Maçônica, com descerramento de placa comemorativa, de preito de gratidão e a outorga do título de FIDELÍSSIMA. O título em comento é justificado nos considerandos do DECRETO nº 015-2019/2021, em síntese, por ter sido a única Loja Maçônica fundadora da Grande Loja Maçônica de Pernambuco a permanecer, ininterruptamente, filiada a essa potência desde a sua fundação, desta forma, passa a ser denominada AUGUSTA, RESPEITÁVEL, GRANDE, BENEMÉRITA, CINQUENTENÁRIA E FIDELÍSSIMA LOJA SIMBÓLICA FRATERNIDADE PALMARENSE Nº 1.

    E, como não podia faltar, tivemos aquele Ágape bem especial, bem ao estilo da Fraternidade Palmarense onde todos puderam externar sua alegria, felicidade, o amor uns pelos outros, com o corte do bolo das bodas de Álamo e a entonação do agradabilíssimo PARABÉNS a Fraternidade Palmarense nº 1. Foi sem dúvida um dia muito especial. O Sereníssimo Grão-Mestre João Ângelo Muniz esteve participando deste grande momento da história da Loja Fraternidade Palmarense, acompanhado por uma comitiva da Grande Loja, e registrou sua alegria em presenciar uma maçonaria cada vez mais forte e pujante.





OZÉIAS CAETANO DA SILVA

Assessor de Comunicação Social da GLMPE

80 visualizações