SERENÍSSIMO GRÃO-MESTRE JOÃO ÂNGELO MUNIZ PARTICIPA DA 48ª ASSEMBLEIA DA CMSB, EM BRASÍLIA.

SERENÍSSIMO GRÃO-MESTRE JOÃO ÂNGELO MUNIZ PARTICIPA DA 48ª ASSEMBLEIA DA CMSB, EM BRASÍLIA.


"Entre os dias 03 e 07 de julho ocorreu em Brasília a 48a Assembleia Geral Ordinária da CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - maior instituição maçônica do país, que reúne as 26 Grandes Lojas Estaduais e a do Distrito Federal, representando mais de 110 mil maçons do Brasil.


O evento ocorreu no Royal Tulip Alvorada, no coração de Brasília, às margens do Lago Paranoá e ao lado da residência oficial do Presidente da República. Contando com mais de 500 participantes, de todos os estados brasileiros e de diversos países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Paraguai e Gabão, a solenidade de abertura teve por ápice uma palestra proferida por ninguém menos do que o Irmão maçom Hamilton Mourão, Vice-Presidente da República, que dissertou sobre a conjuntura geopolítica em que o Brasil está inserido, suas ameaças e oportunidades internas e externas, e as perspectivas para o futuro.


Os dois dias seguintes de evento foram de muito trabalho, tanto para os Grão-Mestres, em assembleia, quanto para seus Grandes Secretários de Relações Exteriores, em seminários avaliativos dos cenários maçônicos doméstico e internacional. Paralelo a isso, a comissão organizadora inovou, ao proporcionar ciclos de palestras às cunhadas e aos irmãos participantes. O primeiro, de interesse geral, foi relativo a temas como depressão, mobilidade urbana e corrupção. O segundo, voltado para o público maçônico, objetivava a administração maçônica, envolvendo gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de tecnologia de informação, gestão de projetos e gestão estratégica. E o terceiro ciclo, voltado a pesquisas acadêmico-científicas relacionadas à Maçonaria, abordou áreas como EaD, Museologia, Filosofia e Comportamento Organizacional.


Na assembleia dos Grão-Mestres, estreando o sistema de voto eletrônico, os trabalhos foram conduzidos pelo Sereníssimo Irmão Armando Assumpção, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal - GLMDF. Foram aprovados: a recomendação de um novo manual de paramentos e joias; o projeto "Maçonaria do Futuro: Gestão Maçônica"; a criação de um grupo para consolidar trabalhos de EaD; o reconhecimento dos Shriners como entidade paramaçônica; a doação de valor à Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) para projeto de marco maçônico no Parque da Independência; o relatório anual do Secretário-Geral, o relatório do Conselho Fiscal, e a proposta orçamentária para o exercício seguinte; e o tema para a Assembleia Geral de 2020, de "Educação Maçônica", a ser realizada em Aracajú. Por fim, os Grão-Mestres elegeram, por unanimidade, o Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, como novo Secretário-Geral da CMSB, e para seu Adjunto o Irmão Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.


Já no Seminário de Relações Exteriores, debateu-se sobre a celeuma entre Grande Loja Regular da Itália e o Grande Oriente da Itália, bem como a questão similar entre as duas Grandes Lojas Simbólicas do Paraguai, além da frágil situação envolvendo a Venezuela e o amparo aos irmãos daquele país. A participação brasileira na Confederação Maçônica Interamericana e na Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares também foi discutida e sugeriu-se ferramentas colaborativas, como boletins e cadastros, que colaborem para a eficiência das relações exteriores.   


O último dia de evento teve início logo pela manhã, com as palestras magnas. Armindo Azevedo, Grão-Mestre da Grande Loja Legal/Regular de Portugal, palestrou sobre o panorama e o futuro da Maçonaria na Europa. Representando o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Irmão Jorge Lins, o Irmão Manif Antônio Torres Julio proferiu palestra sobre a história e as perspectivas para o REAA no Brasil. Em seguida, foi a vez do Irmão Paulo Henrique de Ataíde Pereira, Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB - tratar sobre a diferença de gerações e o ingresso de Seniores DeMolays na maçonaria brasileira. E por fim, o Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha e Secretário-Geral da Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, Irmão Oscar de Alfonso Ortega, explanou sobre as perspectivas para a maçonaria mundial, anunciando os dez brasileiros dentre os trinta e cinco que passam a compor a equipe da conferência mundial, que ocorrerá em Israel no próximo ano.


Durante a tarde, os irmãos dirigiram-se ao Centro de Liderança DeMolay, sede do SCODRFB, para a inauguração de seu Museu, seguindo para a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, para presenciar a iniciação de novos nobres na Ordem Internacional dos Shriners, realizada pelo Almas Brasília Shriners Clube, filiado ao Almas Temple, de Washington, DC.


Assim, os três dias de intenso trabalho e dedicação à causa da Sublime Ordem foram concluídos com a badalada festa de encerramento da 48a Assembleia Geral da CMSB, regada a muitos abraços, sorrisos e gratidão pelos dias de confraternização e aprendizagem que todos tiveram com tão profícuo evento. A festa também foi marcada pela entrega da bandeira da CMSB, transportada por drone, à Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, anfitriã da próxima assembleia.


No domingo, as comitivas despediram-se contentes e satisfeitas, com a certeza do reencontro na próxima edição do evento, entre os dias 08 e 12 de julho de 2020, em Aracajú, quando da 49a. Assembleia Geral Ordinária da CMSB. Inclusive, o website do evento já está disponível: cmsb2020.com". (O texto que está entre aspas foi extraído do site da CMSB). 


O Sereníssimo Grão-Mestre João Ângelo Muniz se fez presente, acompanhado de uma comitiva de 6 irmãos e 6 cunhadas/sobrinhas, o que foi, na verdade, uma significativa representação da Grande Loja Maçônica de Pernambuco nos últimos tempos, considerando os custos e a crise socioeconômica brasileira. O trabalho intenso desenvolvido pelo Grão-Mestre tem sido muito destacado e orgulha a maçonaria pernambucana.


Sereníssimo Grão-Mestre e o Vice-Presidente da República ir. Hamilton Mourão

Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal recebendo um PIN da GLMPE

Sereníssimo Grão-Mestre João Ângelo Muniz recebendo um mimo do PGM Cassiano Morais, eleito o novo Secretário Geral da CMSB

Vice-Presidente da República, ir. Hamilton Mourão proferindo palestra na CMSB
Foto de abertura da 48ª Assembleia da CMSB


OZÉIAS CAETANO DA SILVA

Assessor de Comunicação Social da GLMPE

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Feliz 2021